Software eQUEST (Quick Energy Simulation Tool) para gerenciamento do consumo energético de edificações
Atualmente, há uma grande preocupação com o uso eficiente dos recursos naturais. Portanto, é necessário encontrar meios de aumentar a eficiência energética das edificações para reduzir despesas e impactos ambientais; todavia, sem desprezar o conforto térmico e aspectos visuais do ambiente. Ferramentas computacionais são utilizadas por engenheiros e arquitetos para analisar os complexos fenômenos que ocorrem numa edificação e que influenciam seu consumo energético. Sendo que, através da simulação da carga térmica e do consumo energético de uma edificação, é possível sugerir alternativas de projeto para aumentar sua eficiência energética.
O software livre eQUEST é uma ferramenta acessível e de fácil utilização. Através de informações sobre a edificação fornecidas pelo usuário, como dados climáticos da região, características geométricas, carga horária de uso e materiais de construção da edificação, o software faz cálculos detalhados do consumo de energia da edificação ao longo de um ano.
Inicia-se o processo de simulação pelo desenvolvimento de um modelo virtual da mesma, que é baseado nas plantas e especificações do prédio. Um modelo básico, com a estrutura e os equipamentos presentes na edificação, é então desenvolvido. A partir daí, alterações são feitas na estrutura ou os equipamentos são substituídos por outros mais eficientes para melhorar a eficiência energética da edificação, já que as análises de alternativas de design são feitas através de mudanças no modelo original. Estas alternativas de projeto no modelo virtual correspondem a medidas de eficiência que podem ser aplicadas na edificação real.
Este projeto, inciado em 2012, consiste na tradução para o português e divulgação do manual do eQUEST e fornecimento de minicursos introdutórios sobre o funcionamento do software.
Financiador(es): UFSC, através do Probolsa.
Alunos envolvidos:
- Felipe Marques Santos
- Thaís Doll Luz
- Thayane Lodete Bilésimo
Publicações: